sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Projeto Para Aulas Eventuais - Ensino Fundamental II


“Descobrindo os Gêneros Textuais”

Objetivo: Acentuar e desenvolver o conhecimento dos gêneros textuais, o principal motivo é a preparação para o SARESP no caso dos 6º e 9º anos. Passar por todos os gêneros que são estudados nesses dois anos e faze-los produzir textos nesses gêneros.

Justificativa: Muitos alunos não se interessam por leituras, principalmente leituras longas e mesmo que leiam acabam não tendo uma boa compreensão do que foi lido. A partir do momento que os mesmos produzem textos nos gêneros indicados, e aprendem a identifica-los, facilitará a compreensão e poderá despertar o gosto pela leitura.

Modo de Avaliação: Além da Produção de textos no gênero, um Quis rápido do que sobre os textos lidos e o gênero.

Desenvolvimento: Serão levados aos alunos dois textos em cada gênero escolhido, eles antes de qualquer explicação tentarão descobrir o gênero através das informações nele contidas, e após as especulações será passada a descrição de cada gênero. Será verificado se os mesmos entenderam o conceito e passado o exercício de criação de texto naquele gênero.

Divisão dos gêneros por anos

6° Anos
1º Bimestre: Texto Narrativo
2° Bimestre: Narrativas presentes na musica e crônica.
3º Bimestre: Relato
4º Bimestre: Relato e Noticia
 

7º Anos
1° Bimestre: Texto Narrativo
2° Bimestre: Relato e Noticia
3° Bimestre: Carta
4° Organização de assuntos em uma Carta.

O motivo de se trabalhar estes anos em conjunto é que há em cada uma delas a estrutura de gêneros que se interligam e se fazem necessários para o desenvolvimento de uma boa redação a nível de ser avaliado em um SAREP. 

8° anos
1° bimestre: Textos Publicitários
2° bimestre: Textos Prescritivos.
3° Bimestre: Textos Argumentativos.
4° Bimestre: Artigo de Opinião

9º anos.
1° bimestre: Textos Publicitários e Prescritivos
2° bimestre: Textos Argumentativos
3° bimestre: Artigo de Opinião/ Artigo de Opinião sobre assuntos políticos.
4° bimestre: Artigo de Opinião sobre assuntos simples

Nos anos que se seguem os alunos deverão trabalhar e muito o gênero argumentativo, é uma preparação não apenas para serem avaliados, mas também para o Ensino Médio. Espera-se do aluno, que o mesmo desenvolva a capacidade de argumentação e organização de uma redação em letra legível e bem estruturada.

 
Material Necessário:
  • Folhas de Almaço.
  • Caderno de Caligrafia (apenas para os casos mais críticos).
Casos especiais

Existem no momento na unidade escolar alguns alunos com um nível de leitura e escrita abaixo do habitual de seu ano escolar. Gostaria de ter como adequar a eles atividades especificas para a formação e continuidade dos mesmos em seu aprendizado.

A propriedade desse projeto seria em alfabetização e ampliação do conhecimento escolar, as atividades seriam individuais e focadas nas matérias que estes alunos já têm esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário