sexta-feira, 8 de março de 2013

Os passos da Atribuição

Mais um capítulo da minha história como professora.

Comecemos com uma pergunta: Como os sonhos MUDAM após iniciar a vida escolar?

Por mais que eu tenha saído com muitos sonhos da faculdade, minhas metas e sonhos mudaram depois de conhecer a vida no ambiente escolar. Hoje eu sei que não vou mudar o mundo, mas posso melhorar o meu e o mundo dos meus alunos.

Como nós, os alunos têm sonhos, medos e muito a aprender. Aprendemos com eles e eles conosco.

Gosto de falar de Deus nas minhas aulas (não de religião, apenas de Deus), por mais que o sistema educacional seja “laico”, ou seja, não adere à religião nenhuma, muitas crianças e adolescentes não tem essa noção, muitas vem de lares desestruturados ou até destruídos e não sabem em que ou quem buscar ajuda. Muitos se abrem com os professores e pessoas que trabalham na escola, por esse motivo, eu procuro aprender a falar com os jovens sobre Deus, para que mesmo que ninguém os entenda, eles saibam que há um Deus que cuida deles.

Deparei-me com essa situação faz um tempo, como falar de Deus para uma menina que perdeu alguém que ama? Como dizer que Jesus cuida de cada um, para um adolescente que tem um dos pais no hospital? Como?

Tive que orar e pensar muito nisso para perceber que as necessidades deles passa do coletivo, social e até mesmo intelectual, a escola precisa capacitar os professores para as necessidades emocionais de cada aluno.  Digo a vocês que não sou essa pessoa capacitada, mas estou me esforçando para ser.
Bom gente, estou no momento que todo professor odeia. ATRIBUIÇÃO! Como categoria O tenho que todos os anos fazer uma prova e esperar a atribuição de acordo com a minha colocação.

Primeiro passo; Fazer a prova. Quando não se faz a prova podemos dizer que é um dos últimos a pegar aulas, pois se eu faço e não passo, ainda tenho chance.

Segundo passo; Passar na prova, é meus amigos a vida é um pouco dura para quem não passa, as pessoas vão pegando aula ao longo do ano.

Terceiro passo; Passar BEM na prova. No ano passado no numero 95 já não havia mais nada de aulas, serio! Nenhuma mesmo. Então entre os milhares de professores tem que sempre passar bem.

Eu confesso que esse ano cumpri até o passo 2, mas Deus sabe de todas as coisas... Então até a atribuição.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário