sexta-feira, 8 de março de 2013

O Início - Meus sonhos...


Tudo sempre começa na faculdade, (alias alguém sabe a diferença de uma faculdade para uma universidade ou centro universitário? Depois eu respondo) quando a gente escolhe um curso superior esperamos algo na nossa vida profissional, esperamos ser grandes, bem sucedidos ou pelo menos realizados. Eu particularmente esperava mudar o mundo, nem mais, nem menos, só mudar o mundo.

No curso de letras (que eu escolhi) conhecemos autores, professores e mesmo não ganhando nenhum premio (muitos deles) mudaram o mundo ao seu redor e até sistemas inteiros.

Mas como no livro que eu tanto amei “O Calvário de Uma Professora”, nem tudo são flores, ou melhor, quase nada.

Enfim esse é apenas o primeiro de muitos post beijos e que Deus abençoe...

Ah! vamos a resposta:

Universidade

As universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC.

As federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional. As particulares podem surgir a partir de outras instituições como centros universitários.

Centro universitário

Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior.

Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação.

Faculdade

As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração.

Outra diferença para os centros universitários e universidades é a seguinte: quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação - ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino.

Eu pensei em responder do meu jeito, mas achei melhor uma fonte de pesquisa http://vestibular.uol.com.br/

 

Bom gente por hoje é só, tenham um dia abençoado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário