“Descobrindo os Gêneros Textuais”
Objetivo: Acentuar e desenvolver o conhecimento dos
gêneros textuais, o principal motivo é a preparação para o SARESP no caso dos
6º e 9º anos. Passar por todos os gêneros que são estudados nesses dois anos e
faze-los produzir textos nesses gêneros.
Justificativa: Muitos alunos não se interessam por leituras,
principalmente leituras longas e mesmo que leiam acabam não tendo uma boa
compreensão do que foi lido. A partir do momento que os mesmos produzem textos
nos gêneros indicados, e aprendem a identifica-los, facilitará a compreensão e
poderá despertar o gosto pela leitura.
Modo de Avaliação: Além da Produção de textos no gênero, um Quis
rápido do que sobre os textos lidos e o gênero.
Desenvolvimento: Serão levados aos alunos dois textos em cada
gênero escolhido, eles antes de qualquer explicação tentarão descobrir o gênero
através das informações nele contidas, e após as especulações será passada a
descrição de cada gênero. Será verificado se os mesmos entenderam o conceito e
passado o exercício de criação de texto naquele gênero.
Divisão dos gêneros por anos
6° Anos
1º Bimestre:
Texto Narrativo2° Bimestre: Narrativas presentes na musica e crônica.
3º Bimestre: Relato
4º Bimestre: Relato e Noticia
7º Anos
1° Bimestre:
Texto Narrativo2° Bimestre: Relato e Noticia
3° Bimestre: Carta
4° Organização de assuntos em uma Carta.
O motivo de se trabalhar estes anos em conjunto é que há em cada uma
delas a estrutura de gêneros que se interligam e se fazem necessários para o
desenvolvimento de uma boa redação a nível de ser avaliado em um SAREP.
8° anos
1° bimestre:
Textos Publicitários 2° bimestre: Textos Prescritivos.
3° Bimestre: Textos Argumentativos.
4° Bimestre: Artigo de Opinião
9º anos.
1° bimestre:
Textos Publicitários e Prescritivos2° bimestre: Textos Argumentativos
3° bimestre: Artigo de Opinião/ Artigo de Opinião sobre assuntos políticos.
4° bimestre: Artigo de Opinião sobre assuntos simples
Nos anos que se seguem os alunos
deverão trabalhar e muito o gênero argumentativo, é uma preparação não apenas
para serem avaliados, mas também para o Ensino Médio. Espera-se do aluno, que o
mesmo desenvolva a capacidade de argumentação e organização de uma redação em
letra legível e bem estruturada.
- Folhas de Almaço.
- Caderno de Caligrafia (apenas para os casos mais críticos).
Casos
especiais
Existem no momento na unidade escolar alguns alunos com um nível de leitura
e escrita abaixo do habitual de seu ano escolar. Gostaria de ter como adequar a
eles atividades especificas para a formação e continuidade dos mesmos em seu
aprendizado.
A propriedade desse projeto seria em alfabetização e ampliação do
conhecimento escolar, as atividades seriam individuais e focadas nas matérias
que estes alunos já têm esse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário