domingo, 28 de julho de 2013

Simulado de Inglês para o ENEM

Como prometido este é um pequeno simulado de inglês. A disciplina de Língua Estrangeira Moderna, foi inclusa a partir de 2010, por isso não há ainda muitas questões para aproveitarmos.
As questões abaixo são somente de provas anteriores do ENEM, nos próximos dias postarei questões de Língua Inglesa de alguns vestibulares e até de Português também.
Então, estudem bastante!!!


1 - Aproveitando-se de seu status social e da possível influência sobre seus fãs, o famoso músico Jimi Hendrix associa, em seu texto, os termos love, power e peace para justificar sua opinião de que

A - a paz tem o poder de aumentar o amor entre os homens.
B - o amor pelo poder deve ser menor do que o poder do amor.
C - o poder deve ser compartilhado entre aqueles que se amam.
D - o amor pelo poder é capaz de desunir cada vez mais as pessoas.
E -  a paz será alcançada quando a busca pelo poder deixar de existir.
 
 
 
2 - Cartuns são produzidos com o intuito de satirizar comportamentos humanos e assim oportunizam a reflexão sobre nossos próprios comportamentos e atitudes. Nesse cartum, a linguagem utilizada pelos personagens em uma conversa em inglês evidencia a
A - predominância do uso da linguagem informal sobre a língua padrão.
B - dificuldade de reconhecer a existência de diferentes usos da linguagem.
C - aceitação dos regionalismos utilizados por pessoas de diferentes lugares.
D - necessidade de estudo da língua inglesa por parte dos personagens.
E - facilidade de compreensão entre falantes com sotaques distintos.
 
3 -
I, too
I, too, sing America.
I am the darker brother.
They send me to eat in the kitchen
When company comes,
But I laugh,
And eat well,
And grow strong.
Tomorrow,
I’ll be at the table
When company comes.
Nobody’ll dare
Say to me,
“Eat in the kitchen,”
Then.
Besides,
They’ll see how beautiful I am
And be ashamed
 I, too, am América.
HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.
Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de
A - coragem, pela superação.
B - vergonha, pelo retraimento.
C - compreensão, pela aceitação.
D - superioridade, pela arrogância.
E - resignação, pela submissão.
 
4 -

Author J. K. Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for. The book will be published worldwide although no date or title has yet been released. “The freedom to explore new territory is a gift that Harry’s sucess has brought me,” Rowling said. All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”
Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).
J. K. Rowling tornou-se famosa por seus livros sobre o bruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para o cinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo
A - informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto.
B - divulgar a publicação do romance por J. K. Rowling inteiramente para adultos.
C - promover a nova editora que irá publicar os próximos livros de J. K. Rowling.
D - informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos.
E - anunciar um novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.
 
5 - Definidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural, esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
A - O combate à AIDS e a melhoria do ensino universitário.
B - A redução da mortalidade adulta e a criação de parcerias globais.
C - A promoção da igualdade de gêneros e a erradicação da pobreza.
D - A parceria global para o desenvolvimento e a valorização das crianças.
E - A garantia da sustentabilidade ambiental e combate ao trabalho infantil.
 
6 - Os cartões-postais costumam ser utilizados por viajantes que desejam enviar notícias dos lugares que visitam a parentes e amigos. Publicado no site do projeto ANDRILL, o texto em formato de cartão-postal tem o propósito de
A - comunicar o endereço da nova sede do projeto nos Estados Unidos.
B - convidar colecionadores de cartões- postais a se reunirem em um evento.
C - anunciar uma nova coleção de selos para angariar fundos para a Antártica.
D - divulgar às pessoas a possibilidade de receberem um cartão-postal da Antártica.
E - solicitar que as pessoas visitem o site do mencionado projeto com maior frequência.
 
7 - Na fase escolar, é prática comum que os professores passem atividades extraclasse e marquem uma data para que as mesmas sejam entregues para correção. No caso da cena da charge, a professora ouve uma estudante apresentando argumentos para 
A - discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue.
B - elogiar o tema proposto para o relatório solicitado.
C - sugerir temas para novas pesquisas e relatórios.
D - reclamar do curto prazo para entrega do trabalho.
E - convencer de que fez o relatório solicitado.
 
 
8 - For an interesting attempt to measure cause and effect try Mappiness, a project run by the London School of Economics, which offers a phone app that prompts you to record your mood and situation.
The Mappiness website says: “We’re particularly interested in how people’s happiness is affected by their local environment – air pollution, noise, green spaces, and so on – which the data from Mappiness will be absolutely great for investigating.”
Will it work? With enough people, it might. But there are other problems. We’ve been using happiness and well-being interchangeably. Is that ok? The difference comes out in a sentiment like: “We were happier during the war.” But was our well-being also greater then?
 
O projeto Mappiness , idealizado pela London School of Economics , ocupa-se do tema relacionado
A - ao nível de felicidade das pessoas em tempos de guerra.
B - à dificuldade de medir o nível de felicidade das pessoas a partir de seu humor.
C - ao nível de felicidade das pessoas enquanto falam ao celular com seus familiares.
D - à relação entre o nível de felicidade das pessoas e o ambiente no qual se encontram.
E - à influência das imagens grafitadas pelas ruas no aumento do nível de felicidade das pessoas.

Gabarito
1.B - 2.B - 3.A - 4.D - 5.C - 6.D - 7.E - 8.D
Por hoje é só, mas em breve novos simulados... Bye!!!

 

sábado, 27 de julho de 2013

Férias, merecidas férias...

Um dia frio, um coberto e filmes antigos... Não vejo nada melhor para fazer nestas férias, porem essa é a hora de se reorganizar.
 
Eu amo as férias de meio de ano, mais do que as do final, pois é neste momento que eu pego as anotações de cada aula e revejo pontos.
Sempre falo para os meus alunos que ser humilde é importante e é nas férias que eu procuro exercer isso, eu reflito sobre conselhos dados, sobre exemplos e sobre a minha metodologia de aula...Preparo algumas para saber o que vou fazer e lógico a super revisão daquilo que vimos no primeiro semestre.
Nestas férias especificamente eu realmente me reorganizei, já preparei as aulas de inglês (agora, falta as de português), coloquei a leitura em dia, finalizando dois livros, e comecei um curso intensivo de inglês. Eu não sou a melhor teacher do mundo, e como eu admito isso procuro sempre estudar.
Neste curso lembrei muita coisa, e aprendi sim coisas novas que estou louca para colocar em pratica.
Tive mais tempo de ir para academia e pedir medidas, o que me deixou muito feliz, mas o mais importante, coloquei a cabeça no lugar, pude ter tempo de me relacionar com Deus e estabelecer novos planos...
 
Bom caros colegas, aproveitem as férias para estudar, se reorganizar e descansar para começarmos de forma brilhante essa segunda etapa deste ano. 
Ainda esse fim de semana um simulado para preparar os alunos do 3°ano para o ENEM...
 
Bjs e até!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Uma boa oportunidade!

Olá colegas, eu vi hoje algumas informações sobre o concurso para professores.
Eu acredito que apesar de certas concessões aqueles que encaram a vida em sala de aula como profissão para a vida toda é sim uma boa opção. Com certeza alguns, se não forem todos, os sindicatos vão dizer que a nova jornada de trabalho e a própria abertura do concurso é  uma forma de reduzir a quantidade de profissionais que trabalharão na educação. Afinal se cada efetivo tiver a carga de 65 horas e não mais 40 semanais e ainda ter o direito de atuar como eventual em horários que não sejam os seus atribuídos, menos profissionais serão chamados para atuar como eventual e menos professores estarão no quadro de funcionários escolar.
Enfim, essas questões meio que politicas, ou profissionais são complicadas, mas para quem pensa como eu que estar em uma sala de aula é a melhor coisa do mundo independente de qualquer coisa. Vale a tentativa.

http://www.educacao.sp.gov.br/concursos/governo-anuncia-hoje-5-pacote-de-medidas-que-fortalece-a-educacao-paulista

Leiam e estudem...
E boa sorte para todos.