domingo, 23 de junho de 2013

Aula de Simple Present

O Simple Present é o tempo verbal mais fácil de ser aprendido e ensinado. E aqui vai uma preparação bem simples de como podemos passá-lo.
 
Os verbos em inglês não se flexionam. Um dos casos em que a flexão é exatamente o simple present, na 3º pessoa do singular.

Forma Afirmativa
Sujeito + Infinitivo (-to)
Sujeito + Infinitivo (-to) + S – para a 3º pessoa do singular.
Ex.: I play the piano. / She plays the flutue.

Forma Negativa
Sujeito + do not +Infinitivo (-to)
              (don’t)
Sujeito + does not +Infinitivo (-to) - para a 3º pessoa do singular.
              (doesn’t)
Ex.: They don’t like spinach. / He doesn’t like fish.

Forma Interrogativa
Do + Sujeito + Infinitivo (-to)
Does + Sujeito + Infinitivo (-to) - para a 3º pessoa do singular.
Ex.: Do you go to the movies every week? / Does it work?
Depois desse conteúdo podemos explicar e montar frases utilizando esse esquema, assim podemos ativar o conhecimento prévio do aluno. Para nós que já conhecemos uma rotina de estudo, já estudamos isso parece simples até demais, mas para um aluno de 1º ano do Ensino Médio é difícil de entender e fazê-los colocar em pratica ajuda na compreensão.

Exercises
1 - Complete the sentences with appropriate verbs.
To Play - To study - To eat - To speak - To go
To drink - To be - To read

a) I _______ the guittar.
b) Do you ________ newspaper?
c) He doesn't __________ to mathematics test.
d) She ____________ a beautiful girl.
e) We ________ bread with ham and cheese.
f) I ___________water every day.
g) Do they _________ portuguese?
h) Do she _________ to the movies with us?

Ao fazer a correção desse exercício é uma ótima oportunidade de relembrar as regrinhas para a terceira pessoa do singular. Verificar se eles realmente sabe como utilizar o verbo To Be e quais as palavras eles já conhecem.
 
Bom gente simple presente é somente isso.
Você pode buscar referencias de outras atividades no livro didático e também crias as suas.
Eu aproveitei que no livro didático tem vários textos para analisa-los e ouvir o áudio destes textos também, como forma de trabalhar a leitura e o entendimento da pronuncia.

GoodBye! 


terça-feira, 11 de junho de 2013

Amar ao aluno como ao seu filho...

Sei que é um título que sugere muita coisa, até mesmo uma ironia... Peço desculpa pela demora, afinal essa postagem deveria ser no mês passado, mas agora estou de volta.
Recebi esse presente lindo de uma de minhas alunas, que como muitos outros tem uma historia de vida difícil, que não vem ao caso para não expor sua vida particular. Receber esse presente, ainda mais no dia das mães, me faz pensar na importância que temos para essas crianças.

 
Eu como professora sei que há aqueles alunos que nos tiram do serio, que não levam os estudos a serio, que parece fazer tudo para atormentar, mas ao mesmo tempo existe esse tipo de aluno, que merece carinho, amor, cuidado, atenção... E as vezes nós que os vemos quase todos os dias somos o seu refugio, aqueles que deveriam dar amor a essa criança.
Eu não reclamo ou condeno quem diz que professor deve dar aulas por amor, concordo que a situação do profissional da educação atualmente é critica, é de descaso financeiro e moralmente, mas mesmo assim ainda existem crianças e adolescentes que necessitam de amor e buscam isso no professor.
Muitas vezes a única referencia de pessoa bem sucedida é o professor. E se esse professor não demonstrar esse amor, esse carinho ao aluno, quebra-se o encanto e perdemos a chance de fazer algo bom para esses alunos.
Então, gostaria de primeiramente agradecer a minha filha de consideração que é minha aluna de ensino médio e dizer a todos os meus alunos que eles são amados e sempre que eu puder eu cuidarei e peço aos meus colegas que amem aqueles com quem convivem...